Projeto: O Olhar da Criança

O projeto: (2ª edição da precedente intitulada — TV sem Controle) através do Programa de Ação Cultural do Governo do Estado de São Paulo (ProAC-ICMS (2014) com o patrocínio da PANCO permitiu este coletivo de atores expandir seu trabalho para outros locais, viajando não só pela cidade de São Paulo como também pelo interior. O referido projeto prima pela saúde biológica, psíquica e cognitiva de crianças, jovens e adultos ao defender a importância da liberdade do brincar.

 

O brincar não é só um direito garantido pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), ele é — e gostaríamos de salientar — uma atividade de extrema importância, é a própria vida, é a forma de ver e estar no mundo. Nosso projeto valoriza a importância do Teatro, do livre brincar, da amizade, das relações interpessoais entre diferentes gerações, e fundamentalmente, da arte ligada à educação.

 

Para conscientizarmos sobre este fato, desenvolvemos um Material do Educador que nos acompanha no diálogo com nossos parceiros educadores, ou seja, os professores da rede pública de ensino. Este material se propõe a ser uma ferramenta pedagógica (aporte teórico) que pode inspirar e orientar atividades a serem trabalhadas com os educandos.

 

Esperamos que os educadores, por meio da sensibilização prática das oficinas que ministramos junto com o aporte teórico deste material, exercitem o músculo da imaginação ao propor atividades diferentes aos educandos; transmitindo assim, magia, beleza e delicadeza no processo do ensinar-aprender pela ótica do brincar.

 

Nós — criadores do espetáculo TV sem Controle — estamos sintonizados neste programa há sete anos e o nosso verdadeiro ibope é compartilhar nosso estudo e pesquisa com vocês que leem este texto e são a extensão de nosso trabalho. Juntos podemos mais, é só usar a imaginação!

 

Clique na imagem para download

Cia. Asfalto de Poesia ©  21