Cia. Asfalto de Poesia ©  21

Intervenção Recém Casada Comigo Mesma

 

SINOPSE

A intervenção Recém casada comigo mesma foi idealizada pela Companhia Asfalto de Poesia a partir da vivência proposta na Ocupação Mulheres, Performance e Gênero pelos coletivos Dodecafônico e Rubro Obsceno, na Oficina Cultural Oswald de Andrade. A performance foi realizada pela primeira vez em junho deste ano, na Avenida Paulista.

Iniciamos com a montagem de um pequeno altar com flores de plástico coloridas, tecidos de voal colorido e um espelho, em algum espaço vazio com visibilidade. Nós, palhaças vestidas de noivas, abordamos unicamente MULHERES perguntando se gostariam de se casar com elas mesmas. Se as mesmas se mostram abertas, nós as levamos para o altar e realizamos a cerimônia. Pedimos para que olhe para si mesma no espelho e responda as perguntas clássicas de casamentos, com adaptações. "Você promete amar-se e respeitar-se na saúde ou na doença? Na alegria ou na tristeza?", " Você promete amar-se e respeitar-se com alguns quilos a mais ou algumas rugas a mais?", "Você se aceita?", "Você promete amar-se a si mesma por todos os dias de sua vida?". E fechamos com: "E eu vos declaro casada consigo mesma!". Neste momento, acontece o ritual de jogar o buquê, jogar arroz e tirar fotos, que serão divulgadas em redes sociais.

Seguem alguns combinados previamente estabelecidos:

  • Esse é um roteiro básico com algumas indicações básicas de como proceder na abordagem. O grupo e as palhaças tem autonomia de criação.

  • Priorizamos a unidade de discurso entre as participantes. O jogo com o público é de caráter jocoso justamente para questionar padrões de relacionamento impostos pelo patriarcado. Frases como "você precisa primeiro se aceitar pra depois conseguir um marido" e coisas do tipo não são bem vindas, ainda que em tom de piada. ESTA PERFORMANCE NÃO É UMA ODE AO CASAMENTO, MAS SIM UM MANIFESTO CÔMICO FEMINISTA.

 

Duração: 2 horas

Palhaças: Amanda Massaro, Jéssica Turbiani, Marcela Sampaio, Maria Silvia do Nascimento, Mariá Guedes e Nirely Golzenleuchter