Cia. Asfalto de Poesia ©  21

Amanda Massaro

Atriz, palhaça e arte-educadora, graduada no curso de Licenciatura em Arte- Teatro no Instituto de Artes da Universidade Estadual Paulista – UNESP e formada no Programa de Jovens Palhaços da Escola dos Doutores da Alegria, onde também integrou o grupo de estudos “Palhaço interventor” sobre palhaços em hospitais. Participou das oficinas de “Commedia dell’ arte” com Tiche Viana; “Introdução às Linguagens do Palhaço e do Bufão” com Cida Almeida e Sofia Papo.  Como atriz e palhaça, os principais trabalhos em teatro são: “Água” (2014), com a Próxima Companhia em parceria com o Clã – Estúdio das Artes Cômicas e direção de Cida Almeira; “Enfim sãos” (2015), dirigido por Thais Ferrara e Roberta Calza; “TV sem Controle” (2014) e “Merlim, Arthur e o Bobo” (2016), com a Cia. Asfalto de Poesia. Como arte educadora, é docente do curso técnico de artes cênicas da Escola Nacional de Teatro, onde orienta aulas de Interpretação com enfoque em Teatro Físico. 

1/2

Maria Silvia do Nascimento

Mestranda em Artes – UNESP, na área de circo, teatro e palhaçaria, com a pesquisa sobre Mulheres Palhaças, orientação do prof. Mario Fernando Bolognesi.  Atriz formada pela Fundação das Artes. Licenciada em Arte-Teatro no IA – Unesp, cursou intercâmbio pela Université Charles de Gaule/Lille-3, clown na companhia “Le Prato” - Polo Nacional das Artes Circenses e foi bolsista pela PIBIC/CNPq/UNESPi. Integra a Cia. Asfalto de Poesia, pesquisando a pedagogia das máscaras, em especial, o  nariz vermelho. Estudou máscaras e arte da palhaçada com Mário Bolognesi, Ricardo Pucetti (LUME), Cida Almeida, Ivanildo Piccoli, Sofia Papo, Eve Doe Bruce e Fabiana Mello e Souza (Théâtre du Soleil), Tiche Viana e Ésio Magalhães, Chacovacci, Leo Bassi, Circo Navegador, La Mínima, e Grupo Moitará. Foi diretora cênica do Coral da FEA-USP (durante quatro anos) e da Oficina de Coro Cênico da Oficina Cultural Alfredo Volpi. Oficineira de Teatro pela Oficina Cultural Amácio Mazaroppi. Participou como atriz dos espetáculos: “O admirável mundo novo” - de Élcio Nogueira Seixas, Maurício Paronni e Renato Borghi; “Água” e “Sigmundo” com o Clã-Estúdio das Artes Cômicas. Experiência como educadora e orientadora de grupos de teatro na ENT (Escola Nacional de Teatro), Oficinas Culturais do Estado de São Paulo, Extensão-UNESP (Grupo de Estudos de Máscaras Teatrais e Arte da Palhaçada), do projeto Ademar Guerra e no Coral UNIFESP (Espetáculo 5 olhares sobre Lenine). Premiada como melhor atriz nos Festivais de Ribeirão Pires e FESTEX – Festival de Cenas Extraordinárias de São Caetano do Sul.

Marcela Sampaio

 

Educadora Física pela Universidade USCS - 2.004, Pós-Graduada em Arte-Educação pela USP Maria Antonia - 2011. Cursos de Extensão: Programação Neurolinguística, Produção Cultural, Pedagogia das Máscaras para a Formação de Arte Educadores com Cida Almeida, Comedia Dell’arte com Tiche Vianna e Ésio Magalhães e Arte do Brincante na Cultura Popular Brasileira para Educadores pelo Brincante. Capacitada em “O Corpo Expressivo – Rudolf Laban” pelo Instituto Callis e Christina Trevisan. Arte-educadora há 14 anos, experiência em arte educação para deficientes múltiplos. Cursando Pós-Graduação na Técnica Klauss Vianna pela PUC / São Paulo.