Amanda Massaro

Atriz, palhaça e arte-educadora, graduada no curso de Licenciatura em Arte- Teatro no Instituto de Artes da Universidade Estadual Paulista – UNESP e formada no Programa de Jovens Palhaços da Escola dos Doutores da Alegria, onde também integrou o grupo de estudos “Palhaço interventor” sobre palhaços em hospitais. Participou das oficinas de “Commedia dell’ arte” com Tiche Viana; “Introdução às Linguagens do Palhaço e do Bufão” com Cida Almeida e Sofia Papo.  Como atriz e palhaça, os principais trabalhos em teatro são: “Água” (2014), com a Próxima Companhia em parceria com o Clã – Estúdio das Artes Cômicas e direção de Cida Almeira; “Enfim sãos” (2015), dirigido por Thais Ferrara e Roberta Calza; “TV sem Controle” (2014) e “Merlim, Arthur e o Bobo” (2016), com a Cia. Asfalto de Poesia. Como arte educadora, é docente do curso técnico de artes cênicas da Escola Nacional de Teatro, onde orienta aulas de Interpretação com enfoque em Teatro Físico. 

press to zoom

press to zoom

press to zoom
1/2

Maria Silvia do Nascimento

Mestranda em Artes – UNESP, na área de circo, teatro e palhaçaria, com a pesquisa sobre Mulheres Palhaças, orientação do prof. Mario Fernando Bolognesi.  Atriz formada pela Fundação das Artes. Licenciada em Arte-Teatro no IA – Unesp, cursou intercâmbio pela Université Charles de Gaule/Lille-3, clown na companhia “Le Prato” - Polo Nacional das Artes Circenses e foi bolsista pela PIBIC/CNPq/UNESPi. Integra a Cia. Asfalto de Poesia, pesquisando a pedagogia das máscaras, em especial, o  nariz vermelho. Estudou máscaras e arte da palhaçada com Mário Bolognesi, Ricardo Pucetti (LUME), Cida Almeida, Ivanildo Piccoli, Sofia Papo, Eve Doe Bruce e Fabiana Mello e Souza (Théâtre du Soleil), Tiche Viana e Ésio Magalhães, Chacovacci, Leo Bassi, Circo Navegador, La Mínima, e Grupo Moitará. Foi diretora cênica do Coral da FEA-USP (durante quatro anos) e da Oficina de Coro Cênico da Oficina Cultural Alfredo Volpi. Oficineira de Teatro pela Oficina Cultural Amácio Mazaroppi. Participou como atriz dos espetáculos: “O admirável mundo novo” - de Élcio Nogueira Seixas, Maurício Paronni e Renato Borghi; “Água” e “Sigmundo” com o Clã-Estúdio das Artes Cômicas. Experiência como educadora e orientadora de grupos de teatro na ENT (Escola Nacional de Teatro), Oficinas Culturais do Estado de São Paulo, Extensão-UNESP (Grupo de Estudos de Máscaras Teatrais e Arte da Palhaçada), do projeto Ademar Guerra e no Coral UNIFESP (Espetáculo 5 olhares sobre Lenine). Premiada como melhor atriz nos Festivais de Ribeirão Pires e FESTEX – Festival de Cenas Extraordinárias de São Caetano do Sul.

Descreva sua imagem.

press to zoom

press to zoom

Descreva sua imagem.

press to zoom
1/2

Marcela Sampaio

 

Educadora Física pela Universidade USCS - 2.004, Pós-Graduada em Arte-Educação pela USP Maria Antonia - 2011. Cursos de Extensão: Programação Neurolinguística, Produção Cultural, Pedagogia das Máscaras para a Formação de Arte Educadores com Cida Almeida, Comedia Dell’arte com Tiche Vianna e Ésio Magalhães e Arte do Brincante na Cultura Popular Brasileira para Educadores pelo Brincante. Capacitada em “O Corpo Expressivo – Rudolf Laban” pelo Instituto Callis e Christina Trevisan. Arte-educadora há 14 anos, experiência em arte educação para deficientes múltiplos. Cursando Pós-Graduação na Técnica Klauss Vianna pela PUC / São Paulo.