Contações de Histórias

No Mundo das Histórias com Vovó Filomena

 

Sinopses

O caso do Bolinho
Tatiana Belinky
A palhaça Filomena está muito feliz de passar o tempo de isolamento com sua bisneta, a palhaça Panteiga. Adoram inventar histórias juntas... um dia, Panteiga descobre um livro na estante e acha engraçado, a bisavó parecer tanto com a personagem da capa. Então as duas decidem viver essa história como uma grande aventura. O Caso do Bolinho é um conto tradicional, reescrito por quem entende de crianças e reinventado pela brincadeira.

Quem é o Monstro, afinal?
Celso Luiz Sant’Anna
A palhaça Panteiga acorda no meio da noite, com medo de “monstros” que andam por aí. Sua Bisavó, a palhaça Filomena, uma grande contadora de histórias, decide contar um “causo” que aconteceu com esses tais “monstros” que conhecemos tão bem.
Um belo dia está para amanhecer, e os filhos dos monstros: Mula sem Cabeça, Bruxa Malvada e Bicho Papão foram raptados... o que farão agora? Nessa história, Panteiga vai aprender com humor, fantasia e solidariedade, que monstros dependem de como nosso coração os vê.

O Segredo das Mãos
História da Cultura Africana – Ângelo Torres e José Galissa

Um dia, a palhaça Panteiga parece um tanto incomodada, está impaciente, ansiosa. Palhaça Filomena, sua bisavó, pergunta o que está acontecendo. Panteiga então questiona a bisa: Porque nós somos como somos? Filomena fica surpresa com a indagação, e decide contar a ela, a história do segredo das mãos. Uma história africana, que fala sobre amor, determinação e sabedoria.

A Véia da Gudéia
Cristiane Velasco
A palhaça Panteiga quer pregar uma peça em sua bisavó, a palhaça Filomena. Ela se fantasia com várias vestimentas, e vai tentar assustar sua bisa. Neste instante, Filomena muito esperta, começa a conversar com Panteiga como se já conhecesse aquela figura tão assustadora. Panteiga fica confusa e tira a fantasia, mostrando sua real face. A bisa sorri, e diz que achava que era uma velha conhecida “A Véia da Gudéia”. Panteiga se interessa e diz que quer conhecer essa história. Ao final, ela descobre que suas ações valem mais que palavras.

 


 

Criação e atuação: Marcela Sampaio e Marina Rodrigues

  

Cia. Asfalto de Poesia ©  21